FISD033 - Instrumentação para o Ensino de Física 4

Arquivo
INSTRUMENTACAO_PARA_O_ENSINO_DE_FISICA_4_FISD033.pdf
Documento PDF (67.9KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
Colegiado do Curso de Licenciatura em Física – Modalidade a Distância

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA 4
Disciplina: Instrumentação para o Ensino
de Física 4

Carga Horária:

Pré-requisito:

60 horas

-

Ementa: Estudo e elaboração de alguns projetos inovadores para o ensino fundamental e médio (disciplinar e com inserções interdisciplinares), envolvendo atividades teóricas, experimentais, audiovisuais, e computacionais, de forma globalizada, que utilizem experimentos
direcionados para justificar a ciência e a tecnologia utilizada no dia a dia, e façam uso das
novas tecnologias educacionais (rede internet, simulação computacional através de softwares, a pesquisa e a interação a distância pela internet, a utilização de programas e filmes científicos).
Bibliografia Básica:
• DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo:
Cortez, 1990;
• GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física sob a Coordenação de Luiz Carlos Menezes, João Zanetic e Yassuko Hosoume), Física1 - Mecânica, São Paulo,
Edusp, 5ª. Ed., 1999;
• GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física sob a Coordenação de Luiz Carlos Menezes, João Zanetic e Yassuko Hosoume), Física2 - Física Térmica e Óptica,
São Paulo, Edusp, 4ª. Ed., 1998;
• GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física sob a Coordenação de Luiz Carlos Menezes, João Zanetic e Yassuk Hosoume), Física3 - Eletromagnetismo, São
Paulo, Edusp, 3ª. Ed., 1998;
• CARVALHO, A. M. P. e Gil-Pérez D. Formação de professores de Ciências, 2a Ed.
São Paulo: Cortez, 1995;
• CARVALHO, A. M. P DE (Org.) “Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e á Prática” São Paulo: Thompson Learning, 2004;
• CASTRO, Amélia & CARVALHO, Anna M. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira: Thomson Learning, 2001;
• CHALMERS, A F. A fabricação da ciência. EDNUSP, São Paulo, 1996;
• CHEVELLARD, Yves & BOSCH, Marianna & GASCÓN, Joseph. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed,
2001;
• COLL, Cesar (org) O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1998;
Bibliografia Complementar:
• WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais. Porto Alegre: Artmed, 1998;