FISD030 - Pesquisa Educacional

Arquivo
PESQUISA_EDUCACIONAL_FISD030.pdf
Documento PDF (60.1KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
Colegiado do Curso de Licenciatura em Física – Modalidade a Distância

PESQUISA EDUCACIONAL
Disciplina: Pesquisa Educacional

Carga Horária:

Pré-requisito:

60 horas

-

Ementa: Pressupostos e características da pesquisa em educação. A pesquisa quantitativa e
qualitativa em educação. Diferentes abordagens metodológicas de pesquisa em educação.
Fontes de produção da pesquisa educacional: bibliotecas, meios informatizados, leitura e produção de textos e artigos com diferentes abordagens teóricas. Etapas de um projeto de pesquisa educacional para o Trabalho de Conclusão de Curso. O profissional da educação frente
aos desafios atuais no campo da pesquisa educacional.
Bibliografia Básica:
• BICUDO, M. e SPOSITO, V. Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: UNIMEP, 1994;
•

FAZENDA, I. (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. SP: Cortez, 1989;

•

FAZENDA, I. A. Novos enfoques da pesquisa educacional. SP: Cortez, 1992;

•

GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002;

•

LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do saber. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

Bibliografia Complementar:
• ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995;
•

FRANCO, C. e KRAMER, S. Pesquisa e educação. RJ: Ravil, 1997;

•

ARCIA, R. L. (Org.) Método: pesquisa com o cotidiano. RJ: DP&A, 2003;

•

GERALDI, C. M., FIORENTINI, D. e PEREIRA, E. (Orgs). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998;

•

LINHARES, C., FAZENDA, I. e TRINDADE, V. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: EDUFMS, 1999;

•

MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes, 1999;

•

ZAGO, N; CARVALHO, M. P., VILELA, R. (Orgs.) Itineráros de pesquisa. RJ:
DP&A, 2003;

•

SANTOS-FILHO, J. e GAMBOA, S. (Orgs.) Pesquisa educacional: quantidadequalidade. SP: Cortez, 1995;