FISL016 - Desenvolvimento e Aprendizagem

Arquivo
FISL016.pdf
Documento PDF (73.9KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Campus A. C. Simões - Av. Lourival de Melo Mota, S/Nº
Tabuleiro dos Martins - 57.072-970 - Maceió - AL - Brasil
Fone: (82) 3214.1421 Fax: (82) 3214.1645

CÓDIGO:

FISL016

DISCIPLINA:

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

CARGA HORÁRIA: 60h
PERÍODO LETIVO: 3º SEMESTRE
EMENTA
Estudo dos processos psicológicos do desenvolvimento humano e da
aprendizagem na adolescência e na fase adulta, relacionando-os com as
diversas concepções de homem e de mundo, identificando a influência das
diferentes teorias psicológicas na educação, numa perspectiva histórica.
Relação entre situações concretas do cotidiano do adolescente e do adulto
com as concepções teóricas de aprendizagem estudadas, considerando os
fundamentos psicológicos do desenvolvimento nos aspectos biológico,
cognitivo, afetivo e social na adolescência e na fase adulta através das
principais teorias da Psicologia do Desenvolvimento.
BIBLIOGRAFIA
ABERASTURY, A. e KNOBEL, M. Adolescência Normal. Porto Alegre:
Editora Artes Médicas,1981;
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos.
Educação e Realidade. Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan./jun. 1993;
BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. São Paulo: Harbra, 1988;
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis:
Vozes, 1988;
CAPRA, Fritjof., O Ponto de Mutação. São Paulo: Editora Cultrix, 1982;
CASTRO, Amélia Domingues de. Piaget e a Didática: ensaios. São Paulo,
Saraiva;
ERIKSON, Erik H. Infância e Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores,
1976;
FERREIRA, M. G. Psicologia Educacional: Análise Crítica. São Paulo,
1987;

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Campus A. C. Simões - Av. Lourival de Melo Mota, S/Nº
Tabuleiro dos Martins - 57.072-970 - Maceió - AL - Brasil
Fone: (82) 3214.1421 Fax: (82) 3214.1645

GALLANTIN, Judith - Adolescência e Individualidade - São Paulo: Harbra,
1978;
GOULART, Irís Barbosa - Psicologia da Educação: Fundamentos
Teóricos e aplicações à Prática Pedagógica - Petrópolis: Vozes, 1987;
HENRIQUES, Maria Helena et alii - Adolescentes de Hoje, Pais do
Amanhã: Brasil;
HURLOCK, E. B. - Desenvolvimento do Adolescente - São Paulo:
McGraw-Hill, 1979;
INHELDER, B. e PIAGET, J. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente:
Ensaio sobre a Construção das Estruturas Operatórias Formais. São Paulo:
Livraria Pioneira Editores, 1976;
KAPLAN, Helen Singer - Enciclopédia Básica de Educação Sexual - Rio
de Janeiro: Record, 1979;
KLEIN, Melanie - Psicanálise da Criança - São Paulo: Editora Mestre Jou,
1975;
LIBÂNEO, J. C. - Psicologia Social: O Homem em Movimento - São
Paulo: Brasiliense, 1984;
MILHOLLAN, Frank e FORISHA, Bill E. - Skinner X Rogers - Rio de Janeiro:
Summus Editorial, 1972;
PIAGET, Jean - Seis Estudos de Psicologia - Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 1975;
QUELUZ, Ana Gracinda - A Pré-Escola Centrada na Criança: Uma
Influência de Carl R. Rogers - São Paulo: Pioneira, 1984;
ROGERS, Carl - Liberdade de Aprender em Nossa Década - Artes
Médicas, Porto Alegre, 1985;
TURNER, Johana - Desenvolvimento Cognitivo - Zahar, Rio de Janeiro,
1976;
VYGOTSKY, L. S. - A Formação Social da Mente - Martins Fontes, São
Paulo, 1988.