Ações após defesa
Neste arquivo você encontrará instruções sobre os procedimentos necessários após a defesa da dissertação.
Procedimentos após a defesa-Alunos do MNPEF-INSTRUÇÕES.pdf
Documento PDF (158.9KB)
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PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DA DISSERTAÇÃO
Prezado José Ailton!
Parabéns pela defesa e aprovação da dissertação! Uma grande etapa foi superada, e em nome de todos
os que fazem o polo-36 UFAL do MNPEF, desejamos muito sucesso nas próximas etapas de sua
vida!
Este documento tem por objetivo lhe trazer orientações sobre as etapas necessárias, após a sua defesa,
para que tudo seja finalizado em tempo hábil para que façamos a solicitação de expedição do seu
diploma de Mestre em Ensino de Física.
Prazo sugerido para o envio da versão final da dissertação no
SIGAA:
Prazo MÁXIMO para conclusão de todas as etapas
(detalhadas a seguir) necessárias para a expedição do
diploma.
30 (trinta) dias corridos, a
partir da defesa.
90 (noventa) dias corridos, a
partir da defesa.
Atenção: O prazo máximo de 90 dias, que inicia com a aprovação da dissertação e conclui com a
solicitação do diploma, não pode ultrapassar 90 (noventa) dias. Esse prazo é fixado pelo sistema
acadêmico SIGAA, o qual possui uma trava que impede a homologação da solicitação do diploma
caso este prazo não seja cumprido.
O prazo de 90 dias inclui as seguintes atividades:
a) correção do texto solicitada pela banca (feita pelo aluno);
b) emissão da ficha catalográfica (emitida pela biblioteca);
c) entrega da versão final da dissertação à biblioteca (feita pelo aluno) validada pela emissão
do recibo de entrega (emitida pela biblioteca);
d) envio da documentação obrigatória para abertura do processo de emissão do diploma (feita
pelo aluno), conforme detalharemos adiante;
e) abertura do processo de emissão do diploma (feita pela secretaria).
Como se pode ver, são muitas etapas a serem cumpridas nestes 90 dias. Assim, solicitamos
encarecidamente que você anexe no SIGAA a documentação solicitada o mais breve possível após a
defesa, para que assim, a secretaria tenha tempo hábil para validar a documentação, solicitar quaisquer
ajustes que sejam necessários e solicitar abertura do processo.
Além do manual do discente que estamos lhe enviando por e-mail, colocamos a seguir
instruções relacionadas a cada uma das 9 etapas necessárias para que ocorra a expedição do diploma.
ETAPAS PARA EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA NO SIGAA
Para a emissão do diploma, os procedimentos abaixo deverão ser executados no SIGAA após a defesa
da dissertação. Alguns procedimentos são realizados pelo aluno e outros por orientador. Segue abaixo
o detalhamento de cada etapa com a indicação do responsável por cada uma delas:
1ª ETAPA
O orientador irá enviar para a secretaria a ata da defesa assinada por todos os
membros da banca e a secretaria irá consolidar a defesa da dissertação no
SIGAA.
Responsável: ORIENTADOR E SECRETARIA PPG.
Envio da dissertação corrigida. Após a finalização dos ajustes sugeridos pela
banca, o aluno deverá enviar a versão final da dissertação para o seu orientador
(em formato PDF), através do SIGAA: Na aba Ensino → Produções Acadêmicas
→ Submeter Tese/Dissertações.
O orientador deverá então aprovar no SIGAA a versão final da dissertação.
2ª ETAPA
Atenção: O PARECER DE APROVAÇÃO da banca examinadora (entregue pelo
orientador ou pela secretaria ao aluno após a defesa) deverá ser colocado na versão final
da dissertação.
Sugestão: Antes de submeter o arquivo, o ideal é enviar a dissertação para o e-mail do
seu orientador para que ele possa previamente analisar se todas as solicitações da banca
foram cumpridas, só depois então recomenda-se que o aluno envie o arquivo pelo SIGAA
para que haja mais agilidade no cumprimento destas etapas.
Responsável: ALUNO.
Após a conferência da versão final da dissertação o orientador devolve o arquivo
para o aluno pelo próprio SIGAA.
3ª ETAPA
Observação: Mesmo que não tenham mais alterações a serem feitas na dissertação, esses
passos devem ser seguidos, pois é algo imposto pelo SIGAA para evitar que seja
depositada uma dissertação que não passou pela revisão final do orientador.
Responsável: ORIENTADOR.
Reenvio da versão final da dissertação. Caso na 3ª etapa o orientador tenha
apontado a necessidade de mais alguma mudança, o aluno deverá fazer as
modificações indicadas. Caso na 3ª etapa o orientador não tenha sugerido mais
nenhuma mudança, basta o aluno providenciar a ficha catalográfica (veja abaixo
o procedimento) e reenviar a dissertação.
4ª ETAPA
Procedimento para solicitar a ficha catalográfica: Com a aprovação da versão final
pelo orientador, o aluno deverá entrar em contato com a Biblioteca Central da UFAL,
para que possa ser gerada a FICHA CATALOGRÁFICA. Este procedimento ainda não é
feito pelo SIGAA. Assim, o aluno deverá seguir as orientações disponibilizadas pelo SIBI
– Sistemas de Bibliotecas da UFAL pelo link: https://sibi.ufal.br/portal/?page_id=579
Procedimento para envio da versão final: Na aba Ensino → Produções Acadêmicas →
Submeter Tese/Dissertações.
Atenção: Após a geração da ficha catalográfica, o aluno entrega também a versão final
digitalmente (em formato PDF) para a biblioteca central. O aluno receberá então um
RECIBO comprovando a entrega da dissertação. Este RECIBO será necessário na etapa
em que o aluno irá anexar os documentos obrigatórios no processo, como será detalhado
mais adiante.
Observação: É necessário também que o aluno nos envie a versão final da dissertação e
o produto educacional para o e-mail mnpef@fis.ufal.br. O produto educacional deve
estar como um apêndice da dissertação, mas, também deve ser enviado separadamente,
pois, na plataforma do MNPEF precisamos inserir em um campo a dissertação e num
outro o produto educacional.
Responsável: ALUNO.
5ª ETAPA
Aprovação (no SIGAA) da versão final corrigida da dissertação, com a ficha
catalográfica.
Responsável: ORIENTADOR.
6ª ETAPA
Assinatura do termo de autorização para publicação. Preencher os dados
solicitados no SIGAA.
Responsável: ALUNO.
7ª ETAPA
Recebimento da versão final pela coordenação (pelo SIGAA) e entrega da
versão final (digital), onde deverá estar inserido o Parecer de Aprovação assinado
pela Banca e a Ficha Catalográfica.
Responsável: SECRETARIA.
8ª ETAPA
Validação Documentos Obrigatórios. O aluno deve anexar os documentos
solicitados no SIGAA. Os documentos que devem ser enviados estão detalhados
no outro arquivo que foi enviado para você por e-mail.
Responsável: ALUNO.
9ª ETAPA
Homologação do diploma (feita após a conferência dos documentos e da versão
final da dissertação). Nesta etapa é gerado o número do processo de expedição do
diploma do aluno.
Responsável: SECRETARIA.
Como um exemplo, colocamos uma figura abaixo mostrando no SIGAA estas etapas cumpridas por
um determinado aluno:
