FISL015 - Instrumentação para o Ensino de Física 1

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Campus A. C. Simões - Av. Lourival de Melo Mota, S/Nº
Tabuleiro dos Martins - 57.072-970 - Maceió - AL - Brasil
Fone: (82) 3214.1421 Fax: (82) 3214.1645

CÓDIGO:

FISL015

DISCIPLINA:

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA 1

CARGA HORÁRIA: 40h
PERÍODO LETIVO: 3º SEMESTRE
EMENTA
Estudo analítico de alguns projetos inovadores de ensino (propostas teóricoexperimentais), direcionadas para o Ensino de Física identificados com as
necessidades formativas da sociedade contemporânea. Utilizar técnicas,
equipamentos e instrumentos de medidas experimentais. Trabalhar com
temas científico-tecnológicos relacionados a conteúdos estudados. Efetuar a
transposição dos conteúdos aprendidos na universidade para o ensino
fundamental e médio de sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. M. P. e Gil-Pérez D. Formação de professores de
Ciências, 2a Ed. São Paulo: Cortez, 1995;
CARVALHO, A. M. P DE (Org.) “Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e
á Prática” São Paulo: Thompson Learning, 2004;
CASTRO, Amélia & CARVALHO, Anna M. Ensinar a ensinar: didática para
a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira: Thomson Learning,
2001;
CHALMERS, A F. A fabricação da ciência. EDNUSP, São Paulo, 1996;
CHEVELLARD, Yves & BOSCH, Marianna & GASCÓN, Joseph. Estudar
Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto
Alegre: Artmed, 2001;
COLL, Cesar (org) O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática,
1998;
DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. Metodologia do ensino de ciências. São
Paulo: Cortez, 1990;
HEWITT, P. G. Física Conceitual, 9ª. edição, (São Paulo, Bookman, 2002).

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Campus A. C. Simões - Av. Lourival de Melo Mota, S/Nº
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GASPAR, A. FÍSICA. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2002;
GREF,Grupo de Reelaboração do Ensino de Física: Física 1- Mecânica, Física
2- Física Térmica e Óptica, Física 3- Eletromagnetismo. São Paulo.
Edusp, 1993;
JUNIOR, F. R. et alli. Fundamentos da Física. 8a. Edição Revista e Ampliada,
Volumes 1, 2 e 3, São Paulo: Moderna, 2003;
KRASSILCHICK, M. (org.) Formação continuada de professores de
ciências. São Paulo: Autores Associados, 1996;
MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática: as concepções de
conhecimento e inteligência e prática docente. São Paulo: Cortez,
1995;
MEC. Diretrizes
Brasília,1998;

Curriculares

MEC. Parâmetros Curriculares
Brasília,1998;

para

o

Ensino

Médio

Brasileiro.

para

o

Ensino

Médio

Brasileiro.

MEC. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares
aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002;
MEC, PCN`s de 5ª a 8ª série -matemática & PCN’s - Ensino Médio de
Matemática ciências e suas tecnologias , Parâmetros Curriculares Nacionais,
Brasília, 1998;
MENEZES, L. C. DE “Novo Método para Ensinar Física” Revista Brasileira
de Ensino de Física, v. 2, n. 2, p. 89-97 São Paulo, 1980;
MINGUET, P. A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre:
Artmed, 1998;
MORAES, R. (Org.) Construtivismo e o Ensino de Ciências: Reflexões
Epistemológicas e Metodológicas, Porto Alegre, Edipucrs, 2000;
PIETRICOLA, M. (Org.) Ensino de Física:Conteúdo, Metodologia e
Epistemologia em uma Concepção Integradora. 2a. Edição, Florianopólis,
Editora da UFSC, 2005;
NEWTON, I. Principia: Princípios matemáticos de filosofia natural. São
Paulo: EDUSP, 1990;

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WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais. Porto Alegre: Artmed,
1998;
THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein: a face oculta da invenção
científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994;
Diversos artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física e do Caderno
Brasileiro de Ensino de Física.