FISD012 - Desenvolvimento e Aprendizagem

Arquivo
DESENVOLVIMENTO_E_APRENDIZAGEM_FISD012.pdf
Documento PDF (69.0KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
Colegiado do Curso de Licenciatura em Física – Modalidade a Distância

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Disciplina:
Aprendizagem

Desenvolvimento

e

Carga Horária:

Pré-requisito:

80 horas

-

Ementa: Estudo dos processos psicológicos do desenvolvimento humano e da aprendizagem
na adolescência e na fase adulta, relacionando-os com as diversas concepções de homem e de
mundo, identificando a influência das diferentes teorias psicológicas na educação, numa
perspectiva histórica. Relação entre situações concretas do cotidiano do adolescente e do
adulto com as concepções teóricas de aprendizagem estudadas, considerando os fundamentos
psicológicos do desenvolvimento nos aspectos biológico, cognitivo, afetivo e social na adolescência e na fase adulta através das principais teorias da Psicologia do Desenvolvimento.
Bibliografia Básica:
• ABERASTURY, A. e KNOBEL, M. Adolescência Normal. Porto Alegre: Editora
Artes Médicas,1981;
•

BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Educação
e Realidade. Porto Alegre, 19 (1): 89-96, jan./jun. 1993;

•

BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. São Paulo: Harbra, 1988;

•

BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes,
1988;

•

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Editora Cultrix, 1982;

•

ERIKSON, Erik H. Infância e Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976;

•

FERREIRA, M. G. Psicologia Educacional: Análise Crítica. São Paulo, 1987;

•

GALLANTIN, Judith - Adolescência e Individualidade - São Paulo: Harbra, 1978;

•

GOULART, Irís Barbosa - Psicologia da Educação: Fundamentos eóricos e aplicações à Prática Pedagógica - Petrópolis: Vozes, 1987;

•

HURLOCK, E. B. - Desenvolvimento do Adolescente - São Paulo: McGraw-Hill,
1979;

•

INHELDER, B. e PIAGET, J. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente: Ensaio sobre a Construção das Estruturas Operatórias Formais. São Paulo: Livraria
Pioneira Editores, 1976;

•

KAPLAN, Helen Singer - Enciclopédia Básica de Educação Sexual - Rio de Janei-

ro: Record, 1979;
•

KLEIN, Melanie - Psicanálise da Criança - São Paulo: Editora Mestre Jou, 1975;

•

LIBÂNEO, J. C. - Psicologia Social: O Homem em Movimento - São Paulo: Brasiliense, 1984;

•

MILHOLLAN, Frank e FORISHA, Bill E. - Skinner X Rogers - Rio de Janeiro:
Summus Editorial, 1972;

•

IAGET, Jean - Seis Estudos de Psicologia - Rio de Janeiro: Forense Universitária,
1975;

•

TURNER, Johana - Desenvolvimento Cognitivo - Zahar, Rio de Janeiro, 1976;

•

VYGOTSKY, L. S. - A Formação Social da Mente - Martins Fontes, São Paulo,
1988;

Bibliografia Complementar:
• QUELUZ, Ana Gracinda - A Pré-Escola Centrada na Criança: Uma Influência de
Carl R. Rogers - São Paulo: Pioneira, 1984;
•

ROGERS, Carl - Liberdade de Aprender em Nossa Década - Artes Médicas, Porto
Alegre, 1985;