FISL021 - Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem

Arquivo
FISL021.pdf
Documento PDF (72.2KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Campus A. C. Simões - Av. Lourival de Melo Mota, S/Nº
Tabuleiro dos Martins - 57.072-970 - Maceió - AL - Brasil
Fone: (82) 3214.1421 Fax: (82) 3214.1645

CÓDIGO:

FISL021

DISCIPLINA:

PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM

CARGA HORÁRIA: 60h
PERÍODO LETIVO: 4º SEMESTRE
EMENTA
Estudo dos princípios, fundamentos e procedimentos do planejamento, do
currículo e da avaliação, segundo os paradigmas e normas legais vigentes
norteando a construção do currículo e do processo avaliativo no Projeto
Político Pedagógico da escola de Educação Básica.
BIBLIOGRAFIA
BRZEZINSK, Iria.(org). LDB Interpretada:
entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997;

diversos

COSTA, Marisa Vorraber (org). O currículo nos
contemporâneo . 2ª edição. Rio de Janeiro: DP& A, 1999;

olhares

se

limiares

do

GADOTI, Moacir. Projeto Político Pedagógico da Escola: fundamentos para a
sua realização in GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia
da escola: princípios e propostas. Guia da escola Cidadã. São Paulo: Cortez,
1997. pp 33-41;
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996;
GOVERNO DO BRASIL. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.
Resoluções CNE/CEB nº 1 de 05.07.2000; nº 2 de 19.04.1998; nº 3/98 de
26.06.98; nº 1 de 05.07.2000; nº 2 de 19.04.1999; nº 3/99 de 03.04de
2002;
HERNANDEZ, Fernando. Repensar a função da escola a partir dos projetos
de trabalho. PÁTIO revista Pedagógica nº 6 AGO/OUT 1998;
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do
currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um
caleidoscópio. 5º ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998;

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Campus A. C. Simões - Av. Lourival de Melo Mota, S/Nº
Tabuleiro dos Martins - 57.072-970 - Maceió - AL - Brasil
Fone: (82) 3214.1421 Fax: (82) 3214.1645

LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar:
metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994;

fundamentos

teórico-

MORAES, Mª Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas,
SP: Papirus, 1997;
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São
Paulo: Cortez, 1998 (Guia da Escola Cidadã v.2);
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo
integrado. Tradução Cláudia Shilling. Porto Alegre: ARTMED, 1998;
SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória. São Paulo: Cortez, Autores
Associados, 1998;
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações.
São Paulo: Cortez, Autores associados, 1992;
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às
teorias do currículo. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 1999;
ZABALA, Antoni. Conhecer o que se aprende, um instrumento de
avaliação para cada tipo de conteúdo. V Seminário Internacional de
Educação do Recife. Recife, 2001.