Aluno da pós-graduação aprova mais um artigo na área de ótica

Aluno da pós-graduação do IF aprova artigo em periódico internacional

18/01/2012 10h25 - Atualizado em 18/12/2020 às 19h25

O aluno de doutorado do IF Paulo A. Brandão do Grupo  teve recentemente um artigo aceito na prestigiosa revista Optics Letters (fator de impacto 3.316 em 2010). O trabalho intitulado "Nonparaxial TE and TM vector beams with well-defined Orbital Angular Momentum" foi inteiramente desenvolvido pelo aluno. Neste trabalho, um novo formalismo foi desenvolvido para feixes vetoriais, não-difratantes que satisfazem as equações de Maxwell. O trabalho teve o apoio e a revisão da Professora Solange Cavalcanti, orientadora do estudante.

Não é a primeira vez que o estudante tem a iniciativa de escrever um artigo científico. No ano passado, ele publicou juntamente com o estudante Cícero Julião do programa de pós-graduação do IF o trabalho intitulado "Symmetry breaking of optical vortices: birth and annihilation of singularities in the evanescent field" também na Optics Letters. Neste trabalho, a interação de vórtices ópticos (singularidades na frente de onda) com a matéria é estudada.