Grupo de pesquisa do IF realiza estudos em terapia fotodinâmica

A interação entre o Grupo de Fotônica e Fluidos Complexos (GFFC) do Instituto de Física (IF/UFAL) e o Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL) gerou o projeto de pesquisa DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA USANDO A TERAPIA FOTODINÂMICA (TFD).


- Atualizado em

O GFFC vem desenvolvendo pesquisas em terapia fotodinâmica (TFD) como parte integrante de um projeto maior submetido e aprovado pelo BNDES (“Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Pele por Técnicas Fotônicas: Implantação de uma Tecnologia de Ponta com Relevância Social”) e coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC/USP) no programa BNDES FUNTEC com a finalidade de desenvolver um novo modelo, envolvendo tecnologia fotônica, para diagnóstico e tratamento de câncer de pele, além da realização de testes clínicos em diversos centros de saúde no país. Nosso objetivo é o diagnóstico e tratamento de cânceres da pele não melanoma de até 2,0 cm de diâmetro utilizando uma medicação fotossensibilizante e luz que ao interagirem geram oxigênios altamente reativos produzindo a morte do tumor. A técnica TFD é bem tolerada pelos pacientes com um mínimo de dor, possui alta eficiência e constitui uma excelente opção terapêutica naqueles pacientes que não podem ser submetidos à cirurgia. Tanto a medicação quanto o equipamento que combina diagnóstico por fluorescência óptica e luz para o tratamento são fornecidos pelo projeto, não onerando as instituições envolvidas na pesquisa.
O desenvolvimento desse projeto inclui o IF/UFAL e o HUPAA/Dermatologia/UFAL como um dos 100 centros de saúde a diagnosticar e tratar câncer de pele não melanoma por Terapia Fotodinâmica (TFD). O Instituto de Física na pessoa da Profa. Maria Tereza de Araujo, seu aluno de doutorado Francisco de Assis Martins Gomes Rego Filho e mais recentemente com a colaboração da aluna de graduação em Física Isadora Barros Souto, trouxeram a possibilidade dessa inclusão e prestarão apoio à equipe clínica quanto à técnica de fluorescência óptica utilizada para o diagnóstico das lesões, à fonte de luz usada no tratamento, além de fazerem uma ponte para a aquisição da droga fotossensibilizadora, equipamento de diagnóstico e tratamento e para treinamento da equipe, via IFSC/USP.


O projeto está em andamento com a seguinte equipe clínica do Ambulatório de Dermatologia do HUPAA/UFAL:
Dr. Everson José dos Santos Leite - Dermatologista (Responsável Clínico)
Dra. Maria do Socorro Ventura Silva Lins – Dermatologista
Dra. Raquel Patriota Cota Bastos – Dermatologista
Dra. Kathia Monielly Tenório Nunes – Dermatologista (voluntária do HUPAA/UFAL)
Sra. Elma Cássia de Souza Silva Zechinatto – Técnica em Enfermagem
contato: tereza@fis.ufal.br ou everson.leite@uol.com.br