Instituto de Física recebe pesquisador estrangeiro

17/02/2016 10h55 - Atualizado em 18/12/2020 às 19h42
Lucas Thaynan

Os estudos desenvolvidos pelos discentes e docentes do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tornaram o Instituto uma referência nacional. Hoje, a unidade acadêmica vem despertando interesse também em pesquisadores de outros países.

É o caso do professor alemão, Holger Lange, que tem a sua formação desenvolvida no Instituto Norueguês de Pesquisa em Bioeconomia e está no Instituto de Física da Ufal desde outubro de 2015.

O professor Lange participou de um congresso promovido pelo IF em 2014 e se interessou em desenvolver algumas pesquisas na unidade. Sua instituição de origem financiou o intercâmbio e hoje ele realiza pesquisas de análise de dados em sistemas complexos por meio de um projeto do CNPq, vinculado com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal (PROPEP).

O professor Sérgio Lira do Instituto de Física é o responsável por essa visita. Ele destaca a importância desse intercâmbio para o IF, "Desta maneira, internacionalizamos o Instituto, integrando professores, estudantes e a comunidade internacional promovendo o diálogo com a comunidade acadêmica."