• Junte-se a nossa equipe! Faça parte você também do Grupo de Óptica e Nanoscopia - GON.
  • Nossos laboratórios multiusuários, atendem a mais de 10 grupos de pesquisas da Universidade Federal de Alagoas.
  • Também desenvolvemos processos de microfabricação por escrita direta a laser.
  • Nossos laboratórios de caracterização de materiais possuem alguns equipamentos que são únicos na América do Sul. Você está convidado para visitar nossos laboratórios e conhecer você mesmo.
  • Usamos um microscópio eletrônico de varredura com EDX integrado e uma estação de trabalho antivibração para obter imagens de superfície de alta resolução.
  • Também desenvolvemos atividades de pesquisas envolvendo fenômenos ópticos lineares e não lineares.
  • O nosso laboratório de preparação de amostras é muito bem equipado: Laboratório de química com duas capelas.
  • Nosso microscópio de varredura multi-sonda permite a realização de diferentes técnicas (AFM, SNOM, EFM,...) para a obteção de imagens tridimensionais de alta resolução.
  • O laboratório de óptica inclui o estudo da luz complexa que corresponde a estruturar a amplitude e a fase da luz coerente.
  • Junte-se a nossa equipe! Faça parte você também do Grupo de Óptica e Nanoscopia - GON.

Neste estudo, relatamos o efeito da proporção de pontos quânticos ultrapequenos CdSe/CdS (USQDs) conjugados no óxido de grafeno reduzido (rGO). A conjugação proposta utilizou uma ligação entre os grupos hidroxila dos USQDs e os grupos carboxílicos do rGO. A formação dos nanocompósitos CdSe/CdS-rGO foi confirmada por ...."
Nanotechnology, 33, 235708, (2022)

A dispersão da luz por meios desordenados é um efeito onipresente. Depois de passar por eles, a luz adquire uma fase aleatória, mascarando ou destruindo as informações associadas. Filtrar essa fase aleatória é de suma importância para muitas aplicações, como sensoriamento, imagem e comunicação óptica, para citar algumas, e é comumente..."
Optics Letters 46, 3905 (2021)

Neste estudo, avaliamos a atividade antitumoral in vitro de dialquilamino-1,4-naftoquinonas (1a–n) em células de glioblastoma multiforme humano (GBM02). Todos os derivados inibiram a viabilidade celular GBM02, exceto os compostos 1a, 1b e 1c. Em contraste, os compostos 1d, 1e, 1f, 1g, 1h, 1k e 1n foram os mais eficazes..."
New J. Chem., 46, 4587, (2022)

Usamos uma técnica de escrita direta a laser para construir guias de onda anulares dentro de uma lâmina vítrea. Esses guias de ondas mostraram a capacidade de gerar feixes de momento angular orbital com diferentes cargas topológicas em uma mesma estrutura. Aqui demonstramos que, depois de escolher os parâmetros de guia de onda adequados, ..."
Phys. Rev. A 104, L061501, (2021)