XII Workshop da Pós-graduação - 2019

XII Workshop da Pós-graduação

03 a 06 de Setembro de 2019

Histórico

Durante o estágio de consolidação de nosso programa de pós-graduação, foi instituída a realização anual do Workshop do Programa de Pós-Graduação do IF-UFAL. O primeiro evento ocorreu em janeiro de 2008, sendo restrito apenas aos estudantes do IF-UFAL. Uma vez que o objetivo inicial do evento era promover o acompanhamento da execução dos planos de pesquisa de nossos estudantes, a programação do evento consistiu de comunicações orais dos estudantes do programa, onde foram apresentados os principais resultados de suas pesquisas, além de sessões de defesa de dissertação de mestrado e tese doutoramento.

A partir da segunda edição, o Workshop do Programa de Pós-Graduação do IF-UFAL teve seu formato ampliado, permitindo a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de outras instituições. Tal ampliação no formato teve como objetivo dar maior visibilidade ao programa, bem como aos projetos desenvolvidos no Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Neste sentido, a programação do evento foi alterada, de forma a incluir palestras convidadas e mini-cursos ministrados por pesquisadores de reconhecida contribuição científica pela comunidade acadêmica.

Inscrição e submissão de resumos

As inscrições e a submissão de resumos serão realizadas entre  01 de junho a 31 de julho. Para isso, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição e template para submissão de resumos e  envio dos mesmos para o email workshop.pg@fis.ufal.br.

Auxílio para alunos de outras instituições

Alunos de outras instituições podem solicitar auxílio hospedagem até 01 de agosto de 2019. Para maiores informações, enviar um email para workshop.pg@fis.ufal.br.

Programação

A programação deste ano contará com palestrantes convidados, sessões de comunicações orais e de posters. Apresentamos a seguir o resumo da programação, bem como os palestrantes convidados. A programação detalhada, com discriminação das comunicações orais e posters, bem como seus respectivos resumos, pode  ser acessada aqui no livro de resumos.

Palestrantes Convidados

Plenária 1: Aceleração cósmica: duas décadas depois
Prof. Jailson Souza de Alcaniz - Observatório Nacional

Plenária 2: Condensação de Bose-Einstein em Redes Complexas