Abertas as inscrições para Exame de Qualificação 2022.1


07/02/2022 08h56 - Atualizado em 07/02/2022 às 09h29
Informamos que estão abertas as inscrições para o exame de qualificação 2022.1, conforme cronograma abaixo. Os exames ocorrerão de forma presencial, no IF, e mais detalhes sobre os testes serão informados aos inscritos por cada professor..
ELETROMAGNETISMO
21/02/22 - 13h00
Prof. Paulo Brandão
MECÂNICA ESTATÍSTICA
23/02/22 - 09h00
Prof. Marcelo Lyra
TEORIA QUÂNTICA
25/02/22 - 08h00
Prof. Ítalo Oliveira
As inscrições podem ser feitas até o dia 20/02/2022,  através do e-mail pg.secretaria@fis.ufal.br.
O teste não será mais exclusivo para alunos do Doutorado, alunos de mestrado que desejem "adiantar" o exame para quando futuramente ingressarem no doutorado, poderão se inscrever. Ressaltando que alunos de mestrado que já tenham sido aprovados com B ou A nas disciplinas correspondentes do mestrado já estão automaticamente dispensados do exame referente às mesmas disciplinas, de modo que não precisam e nem devem ir fazer as provas, para evitar possíveis aglomerações desnecessárias.
Segue trecho do Regimento do programa que trata do Exame:
"Art. 12 – Os(As) alunos(as) do Curso de Doutorado terão de realizar um exame de qualificação composto de três provas escritas envolvendo conhecimentos em nível de graduação, de Eletromagnetismo, Mecânica Quântica e Mecânica Estatística.
Parágrafo 1 - As provas, bem como suas avaliações, serão realizadas por uma comissão de qualificação composta por três professores mais um coordenador escolhidos pelo colegiado dentre os membros do Pleno.
Parágrafo 2 - As provas deverão ser submetidas para aprovação pelos membros docentes do Colegiado antes de sua realização.
Parágrafo 3 - As provas serão realizadas em uma mesma semana, uma por dia, com um dia de intervalo entre si.
Parágrafo 4 - Os exames de qualificação serão realizados no início dos dois semestres letivos do ano, podendo o(a) aluno(a) de doutorado realizar o exame duas vezes no prazo de um ano para obter a aprovação. O(A) candidato(a) terá a obrigatoriedade de ser aprovado em pelo menos uma das três provas obrigatórias na primeira tentativa obrigatória, caso contrário será desligado(a) do Programa.
Parágrafo 5 - Será considerado aprovado(a) sem restrição o(a) candidato(a) que obtiver uma nota igual ou superior a seis em todas as provas.
Parágrafo 6 - Será permitido ao(à) candidato(a), caso necessário, realizar no segundo exame apenas as provas nas quais tenha obtido nota inferior a seis, no primeiro exame.
Parágrafo 7 - Será dispensado de cada prova o aluno que tiver obtido conceito A ou B (ou equivalente) nas disciplinas correspondentes do mestrado."