XIII Workshop da Pós-graduação - 2021

XIII Workshop da Pós-graduação Realização 2021 Instituto de Física Universidade Federal de Alagoas

XIIIWPGFis

O Workshop da Pós-graduação em Física é um evento anual promovido pelo Instituto de Física da UFAL. O primeiro evento ocorreu em janeiro de 2008, sendo restrito apenas aos estudantes do IF-UFAL. Logo em seguida o evento teve seu formato ampliado, permitindo a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de outras instituições, bem como apresentações de pesquisadores externos de reconhecida contribuição científica pela comunidade acadêmica.

Entendemos que a troca de informações entre estudantes e acadêmicos de diferentes instituições são fundamentais no processo de formação, construção e produção científica. Convidamos, portanto, a comunidade de físicas e físicos a participar da décima terceira edição (XIII) do nosso evento, que contará com palestrantes convidados, sessões de comunicações orais e de posters. Pensando no bem-estar e segurança de todos, o evento acontecerá em formato online.

Durante o estágio de consolidação de nosso programa de pós-graduação, foi instituída a realização anual do Workshop do Programa de Pós-Graduação do IF-UFAL. O primeiro evento ocorreu em janeiro de 2008, sendo restrito apenas aos estudantes do IF-UFAL. Uma vez que o objetivo inicial do evento era promover o acompanhamento da execução dos planos de pesquisa de nossos estudantes, a programação do evento consistiu de comunicações orais dos estudantes do programa, onde foram apresentados os principais resultados de suas pesquisas, além de sessões de defesa de dissertação de mestrado e tese doutoramento.

A partir da segunda edição, o Workshop do Programa de Pós-Graduação do IF-UFAL teve seu formato ampliado, permitindo a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de outras instituições. A partir de então, entendemos que a troca de informações entre estudantes e acadêmicos de diferentes instituições são fundamentais no processo de formação, construção e produção científica. Neste sentido, a programação do evento foi alterada, de forma a incluir palestras convidadas e mini-cursos ministrados por pesquisadores de reconhecida contribuição científica pela comunidade acadêmica.

Inscrições e submissões de trabalhos

A partir do dia 16 de agosto estarão abertas as inscrições para participação ou apresentação de trabalho (oral ou pôster). Para isso, é necessário o preenchimento dos respectivos formulários (disponíveis abaixo). As submissões de trabalhos estarão sujeitas a um processo avaliativo.

Sobre os trabalhos selecionados para apresentação oral: As apresentações devem durar até 12 minutos, havendo um período de até 3 minutos para interação com público.

Sobre os trabalhos selecionados para apresentação de pôster: Os trabalhos deverão ser apresentados em formato de vídeo, com duração mínima de 5 minutos e máxima de 7 minutos. Instruções e maiores esclarecimentos (clique aqui).

Formulário de inscrição.

Formulário para submissão de trabalhos.

Datas Importantes

Inscrições: 16 de agosto a 19 de setembro

Divulgação final dos trabalhos a serem apresentados: 21 de setembro

Data limite para envio do vídeo (sessão de pôsteres): 25 de setembro

Divulgação da programação completa: 27 de setembro

Inscritos (Clique aqui)

Resultado da avaliação dos trabalhos (Clique aqui)

Palestrantes

Plenárias

Profa. Lucimara Stolz Roman - UFPR

Energia renovável, eletrônica orgânica e suas possibilidades

Prof. Luiz Antônio Ribeiro Júnior - UnB

A Era dos Alótropos de Carbono: Uma Abordagem Computacional de Novos Materiais.

Prof. Rafael Chaves - IIP/UFRN

Causalidade Quântica

Profa. Carolina Brito - UFRGS

Superfície molhada ou seca: é possível prever?

Convidados

Prof. Tiago Mariz - IF/UFAL

Modelo padrão e a quebra dinâmica de simetria

Prof. Ítalo Oliveira - IF/UFAL

Pontos quânticos de carbono: propriedades físico-químicas e aplicações

Profa. Anielle Christine - IF/UFAL

Novos Materiais Funcionais: Estudos e Aplicações

Prof. Samuel Teixeira - IF/UFAL

Tateando o Nanomundo

Profa. Solange Cavalcanti - IF/UFAL

Efeitos de coerência em sistemas fotônicos não-Hermiteanos

Prof. Uéslen Rocha - IF/UFAL

Utilização de Bioespectroscopia para Análise e Avaliação de Células Vermelhas

Prof. Guilherme Almeira - IF/UFAL

Ondas sinistras em mecânica quântica

Prof. José Henrique - UFAL/Arapiraca

Aplicações de ultrassom de baixa e alta frequência: Imagem e transdutores de alta potência

Programação

O evento iniciará no dia 28 de setembro e terminará no dia 01 de outubro do corrente ano. Nossa programação contará com palestras convidadas, comunicações orais e e pôsteres. O evento ocorrerá de forma online e todos os participantes confirmados receberão instruções através do e-mail informado no ato da inscrição.

Programação completa do evento (Livro de Resumos)

Organização e Contato

Coordenação: Prof. Wandearley da Silva Dias